Saiba quais são as habilidades de um bom gerente de comércio agropecuário.
O Brasil tem passado por muitas mudanças que, estabelecem um novo equilíbrio e sentido nas relações de trabalho, deixando-o muito mais humanizado e, consequentemente, sujeito a um maior potencial de conflitos, onde as decisões exigem das pessoas, e principalmente dos líderes e gestores como é o caso dos gerentes, uma conduta exemplar e habilidades de negociação. Afinal, a boa administração de uma propriedade rural e sua lucratividade estão intimamente relacionadas às habilidades do gerente.
Por mais simples que seja uma propriedade rural, ela é sim uma empresa. E como toda empresa saudável, para ter um bom desempenho e bons lucros, precisa ser muito bem gerenciada.
Uma propriedade rural bem administrada precisa ter uma equipe motivada, bem treinada e satisfeita com aquilo que faz. Caso contrário, será muito mais difícil atingir o sucesso financeiro, com a eficiência esperada.
Para se manter competitivo, motivar a equipe e fazer com que o negócio prospere, é fundamental que o gerente de comércio agropecuário desenvolva algumas competências e habilidades que o auxiliam em suas decisões estratégicas sobre a produção.
Para se tornar um bom profissional na área de gerenciamento de comércio agropecuário, deve-se desenvolver algumas competências:
Possuir competência técnica
Uma das principais competências de um bom gerente de comércio é a competência técnica, que nada mais é do que saber fazer aquilo que deve ser feito, na prática.
Mas não se engane, competência técnica é diferente da competência acadêmica. A acadêmica é quando você sabe sobre um assunto apenas na teoria mas nunca o realizou na prática. Na maioria dos casos, não é exigido do produtor rural um diploma ou certificado técnico, porém, ele deve ter um conhecimento atualizado e abrangente da sua área de atuação e já ter colocado estes conhecimentos em prática.
Ao contrário do que muita gente pensa, tempo de serviço ou anos de trabalho na terra não é um indicador decisivo para medir e avaliar desempenho ou produtividade. Há casos em que anos de serviço não acompanham um bom desempenho ou não correspondem a uma competência técnica desenvolvida. Tempo de trabalho não é indicador de desempenho.
Possuir competência interpessoal
Diferente da competência técnica, a competência interpessoal é saber lidar com o outro. É saber se relacionar bem com as pessoas e principalmente com a equipe de trabalho. É a capacidade de saber lidar com o outro, numa relação de parceria, sabendo manter uma boa comunicação e trazendo ao ambiente de trabalho e aos trabalhadores, saúde, alegria, motivação e satisfação.
Essa habilidade do gerente de comércio agropecuário é indispensável, já que, na fazenda, o gestor não trabalha sozinho: ele precisa de profissionais qualificados, motivados e satisfeitos. Uma boa relação com os colaboradores pode determinar em grande parte o nível de qualidade dos trabalhos realizados.
Em um ambiente de trabalho em que o gerente sabe lidar com as pessoas, a comunicação acontece com maior facilidade, todos falam o que sentem, dão sugestões para aprimorar os processos e se sentem parte do ciclo produtivo e do sucesso da empresa. Esse espírito de equipe contribui para a eficiência das operações.
Possuir competência cultural
A competência cultural é aquela em que o conhecimento do gestor é mais abrangente, mais amplo. Esta não é uma competência obrigatória, contudo, ela é muito recomendada para quem quer melhorar o desenvolvimento de uma equipe de trabalho.
O gerente agropecuário que tem essa habilidade se destaca dos demais pois garante um saber mais amplo sobre sua atividade. O gerente que desenvolve uma competência não limita seu conhecimento à sua propriedade, mas tem interesse no que está acontecendo no mundo, na sua cidade e na economia do seu país, principalmente no que diz respeito ao seu setor de atuação.
O conhecimento até mesmo de outras línguas, de estatística, de informática e outros, acabam contribuindo com o desenvolvimento do gerente rural e o desenvolvimento de uma equipe de trabalho.Esses conhecimentos permitem que ele esteja mais qualificado e embasado para dialogar com parceiros e concorrentes. Isso lhe garante mais competitividade e acerto na tomada de decisões.
Para ampliar essa competência, é importante que o gestor consuma conteúdos por meio da internet, noticiários no rádio e na TV, em jornais, blogs especializados no setor, sites do governo, além de feiras relacionadas ao comércio agropecuário.
Ser resiliente
Resiliência é um termo utilizado para caracterizar a capacidade de uma pessoa de ser flexível diante de uma adversidade ou dificuldade.
Mas, por que um gerente da área rural precisa dessa habilidade?
Os gestores rurais sabem como o comércio agropecuário é um setor de risco. Isso porque diversos fatores podem gerar incertezas quanto à produtividade e à lucratividade da propriedade, tais como o clima, a volatilidade do câmbio e a proliferação de pragas e etc.
Para saber lidar com essas adversidades sem abandonar o negócio, o gerente precisa ser uma pessoa resiliente para suportar com esforço e perseverança a cada ano. Essa é uma habilidade que ajuda-lo a aguentar o baque e se reconstruir para continuar quando as coisas não vão bem.
Além das situações adversas, lidar com pessoas pode ser bem estressante em algumas situações, principalmente quando se atua como gestor. Porém, com forte resiliência, ele será capaz de controlar seus impulsos e conseguir se manter otimista mesmo que a situação não seja tão favorável. Essa habilidade cria um clima motivador para a equipe.
Conhecer o calendário agrícola
O tempo do agricultor vale muito, e o que foi perdido não pode ser recuperado. Normalmente esse é o profissional que trabalha de sol a sol durante as temporadas de plantio e colheita. Nas épocas de intenso trabalho, onde o produtor rural trabalha de sol a sol, não é possível o gestor comercial se dar ao luxo de tirar folgas ou férias.
Fazer isso pode gerar perda de oportunidades importantes, pois o calendário agrícola não espera. É preciso aproveitar o tempo certo para fazer bons negócios.
Estar atento ao calendário e às janelas de plantio e colheita,buscando adotar tecnologias e práticas que otimizem o trabalho no campo, contribuíram para que o produtor rural atenda à demanda do mercado e às necessidades da sua lavoura. Quando isso acontece, as chances do gerente comercial fechar boas parcerias aumenta consideravelmente.
Essas habilidades são importantíssimas para o gerente comercial rural que deseja se destacar no mercado. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as propriedades rurais geram uma receita de mais de US$ 55,2 bilhões ao ano, acima de grandes países como Rússia.
Por isso, essas habilidades precisam ser desenvolvidas pelo gestor a fim de que elas reflitam diretamente na produtividade da propriedade e, consequentemente, na lucratividade do negócio. Investir nesse crescimento pessoal e profissional pode definir em grande parte o futuro da empresa rural.